x

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Perda súbita de visão em geral é neurológica


A cegueira súbita tem origens diversas. Quando a visão diminui nos dois olhos ao mesmo tempo, como no filme "Ensaio Sobre Cegueira", de Fernando Meirelles, os motivos são, na maioria das vezes, de ordem neurológica.

"O olho é uma extensão do sistema nervoso central. Um quadro neurológico agudo pode ocasionar cegueira súbita", explica o oftalmologista Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein. Entre os problemas neurológicos, a enxaqueca é uma das causas mais comuns.


Algumas enxaquecas podem causar cegueira transitoriamente por falta de sangue na retina, segundo o oftalmologista da Unifesp Paulo Augusto de Arruda Mello.
Um dos pacientes de Mello fica completamente cego antes de cada crise de enxaqueca. "Passada a cefaléia, que pode ser causada por estresse, alimentação ou odores, a visão se normaliza", descreve.

Doenças corriqueiras também podem levar à perda do sentido. Pessoas com hipertensão e e colesterol alto são mais propensas à baixa de visão, que pode ser repentina e total. E o diabetes também é fator de risco, pois afeta a retina, e pode tirar a visão da noite para o dia.
Pessoas com miopia alta, que usam lente corretiva com mais de dez graus, também têm maior predisposição para a cegueira súbita, mas nesse caso, existe prevenção. "É preciso fazer constantemente o exame de retina", aconselha Fernando Cresta, oftalmologista do Hospital das Clínicas e da USP.

Outros fatores -igualmente raros- que podem apagar as luzes da visão rapidamente são: inflamação do nervo óptico, das meninges (finas membranas que envolvem o cérebro), deslocamento de retina, obstrução de veias e artérias ligadas ao globo ocular e glaucoma.
A cegueira súbita acontece com mais freqüência em apenas um olho. Em muitos desses casos, o paciente pode não perceber a baixa de visão. "Ele sente que algo está estranho, mas não entende o que é", explica Lottenberg, do Einstein.

Aumento de casos
Ainda que não existam estatísticas sobre a incidência dos casos de cegueira súbita no Brasil, especialistas apontam aumento nas ocorrências.
Lottenberg percebeu que a incidência de pessoas que perderam a visão repentinamente cresceu no hospital. Para ele, o uso descuidado de remédios e o estilo de vida conturbado estimulam algumas doenças que podem comprometer os olhos.

Jano Alves de Souza, neurologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia, afirma que a cegueira súbita não é motivo para preocupação geral e pede calma ao abordar o assunto. "A enxaqueca com aura [alterações de visão] acomete de 10% a 15% dos pacientes, e os casos de cegueira parcial já são raros. Os de cegueira total, então, são raríssimos."


.

Nenhum comentário: