x

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Instituto da Visão - UNIFESP cria atendimento especial para portadores de uveítes


Pacientes com diagnóstico e encaminhamento médico terão prioridade no atendimento

O Departamento de Oftalmologia e o Instituto da Visão da UNIFESP Hospital São Paulo estão abrindo horários especiais para atendimento de pacientes com Uveítes. As inflamações intra-oculares chamadas de Uveítes e Retinites são freqüentes e acometem grande número de pacientes na cidade de São Paulo, necessitando de tratamento pelo SUS.

Uveíte é o nome do conjunto de doenças que causa inflamação no olho, que pode ser causada pode diversas doenças, desde infecções - toxoplasmose, tuberculose, sífilis, HIV/AIDS, herpes e citomegalovírus (CMV) - até alterações da imunidade, como Lupus e artrite reumatóide, entre outros. Os sinais e sintomas das uveítes às vezes se assemelham aos da conjuntivite, como olhos vermelhos, dor, fotofobia ( sensibilidade à luz) e até baixa da visão, porém a uveíte é bem mais grave do que a conjuntivite, pois trata-se de uma inflamação mais profundamente localizada e sempre ameaça a visão.

Tratamento - O tratamento é realizado combatendo a causa da doença primária e utilizando remédios para diminuir a inflamação. Dependendo do tipo e da gravidade da uveíte são utilizados colírios, remédio por boca, remédios intra-oculares, imunossupressão, etc.

Os pacientes com diagnóstico de Uveítes confirmado por médico serão atendidos às 2as. , 3as. e 4as. feiras, à partir das 13h, no ambulatório localizado à Rua Botucatu, 723 - Vila Clementino. Além dos exames ou encaminhamento médico e documento de identidade, deverão trazer o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Elenice Cruz

.

Nenhum comentário: