x

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal - 2014

Que seja Natal todos os dias.
É o que desejamos à todos.
 
Natal Todo Dia
Roupa Nova
 
Um clima de sonho se espalha no ar
Pessoas se olham com brilho no
olhar
A gente já sente chegando o Natal
É tempo de amor, todo mundo é
igual

Os velhos amigos irão se abraçar
Os desconhecidos irão se
falar
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho
Noel

Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de
toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse
Natal todo dia

Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é
capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que
fosse Natal todo dia

Um jeito mais manso de ser e falar
Mais calma,
mais tempo pra gente se dar
Me diz porque só no Natal é assim
Que bom se
ele nunca tivesse mais fim

Que o Natal comece no seu coração
Que seja
pra todos, sem ter distinção
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for
O
melhor presente é sempre o amor





terça-feira, 20 de maio de 2014

UM “ÓCULOS” BEM PORTUGUÊS



Quando verifico que uma dúvida se torna algo comum, começo a pesquisar com mais detalhamento as formas de uso. Hoje, é a vez da palavra óculos. As dúvidas são sobre a colocação da palavra no singular e no plural. A regra manda óculos no plural, ou seja, "os óculos". Mas o uso aparece, no Brasil, com a forma singular "o óculos". Afinal, é um objeto só, não é mesmo?

                  Óculo de Eça de Queiroz

Pra começar, vamos às definições no dicionário.

1. Michaelis: "óculos (substantivo masculino PLURAL). Conjunto de duas lentes para compensar defeitos visuais, montado em armação própria com duas hastes que se prendem às orelhas.

2. No Aurélio, há uma definição bem similar à do Michaelis. Porém, ainda aparece a seguinte orientação: "No Brasil, pelo menos, diz-se, erroneamente, o óculos, este óculos, meu óculos" (verbete óculos).

3. E no Houaiss, a realidade não é muito diferente. Veja: "A palavra óculos é "pluralia tantum", sendo, portanto, erro a discordância de número (um óculos) que se tem vulgarizado no português coloquial do Brasil (formas corretas: uns óculos, meus óculos, um par de óculos)".

Portanto, nos dicionários, não há qualquer acordo para colocar óculos no singular. É importante explicar que o termo "pluralia tantum" classifica as palavras usadas somente no plural como férias e costas, por exemplo.

A expressão latina "pluralia tantum", segundo as gramáticas históricas, está relacionada aos substantivos de uma língua em que forma é um plural morfológico, mas que semanticamente podem denotar uma única unidade; trata-se sempre de referentes formados de partes simetricamente duplicadas (p.ex.: tesouras, cuecas, calças, óculos).

Então, se óculos é um "pluralia tantum" e diz respeito a uma única unidade, por que não o colocamos no singular? Pra nós é um único objeto! Por que devemos nos prender às tradições, se elas não fazem mais parte do uso efetivo? Se as línguas não mudassem, ainda estaríamos falando Latim, Galego ou Indo-Europeu, talvez.

Por que algumas regras insistem em não acompanhar o uso? Esse é um ponto que afasta, e muito, os brasileiros da Língua Portuguesa. Determinadas regras não fazem sentido algum.

E tudo começa na escola. O aluno escreve "o óculos", porque ele entende se tratar de apenas um objeto. Aí, o professor coloca errado e fica tudo por isso mesmo. O aluno começa a odiar o Português e acaba com medo de escrever. E assim vai. É só fazer uma breve pesquisa sobre os resultados das redações em provas oficiais e de concursos públicos. É algo desastroso. A escrita em Português está cada vez mais distante da realidade dos usuários. Será que fazemos tudo errado, sempre?

Voltando ao caso do vocábulo óculos, alguns tradicionais vão dizer que se trata de um par com DUAS LENTES. Por isso, é o correto usar no plural. Aí eu pergunto a eles: então, já que são duas lentes, por que não chamamos o óculos de binóculo?

E ainda tem gente que vai confundir tudo pelo fato de óculos "terminar" com a letra "S". Então, não se esqueçam dos vocábulos ônibus e lápis. Ambos terminam com "S" e são usados no singular: "o ônibus" e "o lápis".

No Português do Brasil, usamos o singular para determinar um único objeto, por mais que ele seja composto por um par de "alguma coisa". E isso não tem problema algum. É apenas uma mudança acontecendo, assim como diversas alterações já foram incorporadas a nosso vocabulário.

Se você fizer uma prova oficial, ainda é preciso colocar óculos no plural. Essa é a regra vigente. A palavra óculos, pela norma, está no plural, e precisamos escrever "os óculos" em um uso formal.

Porém, estamos, nesse espaço, procurando dialogar sobre uma nova realidade. Um cenário de um Português mais vivo, mais criativo, mais interessante, mais cultural, mais.... BRASILEIRO!!!
R7

.

sábado, 8 de março de 2014

08 de Março - Dia Internacional da Mulher


Parabenizamos você pelo dia da mulher.
Desejamos toda sabedoria, paciência, amor e beleza
que só uma mulher pode expressar.
Saúde, Sucesso e PAX.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Neymar posa para campanha de marca internacional de óculos







Neymar é o novo rosto da POLICE

O menino não pára: como se já não fosse garoto propaganda de uma dezena de marcas, Neymar acaba de aparecer na novíssima campanha da Police Eyewear, grife italiana de óculos.
Nas fotos, o astro do futebol aparece ao lado de Daniela de Jesus, modelo mexicana, simulando um flerte com a moça. Emprestando seu rosto para a marca, Neymar segue os passos do lugar que já foi de nomes como George Clooney e Antonio Banderas.

Para o presidente da marca, Neymar é símbolo de "estilo, paixão e personalidade", justificando assim a escolha do ídolo do futebol para estampar a campanha. Justo.
Fonte: Terra


.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Enxergue melhor o verão.


Os uso correto do óculos solar e algumas atitudes preventivas podem colaborar para a saúde dos olhos

A estação mais alegre do ano é um convite para as pessoas ficarem mais expostas ao sol. Porém, é no verão que algumas doenças podem aparecer. Por isso é necessário alguns cuidados, principalmente, com a saúde dos olhos. Entre eles, é escolher bem os óculos de sol e obter alguns cuidados básicos para evitar doenças, como a conjuntivite, fotoceratite e olho seco.

No verão os óculos escuros, são mais que acessórios de estética; item básico para o cuidado dos olhos. Entretanto, é necessário que os óculos escuros sejam de boa qualidade.  “Pois, as irregularidades presentes nas superfícies das lentes podem causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo" explica a oftalmologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Renata Bekin.

No momento de escolher os óculos, o consumidor deve conhecer a procedência e de preferência adquiri-lo em um local de confiança e que sejam especializados. Segundo a médica é necessário investir em óculos de sol com 100% de proteção UV (ultra-violeta) e usar óculos de natação quando for praticar atividades aquáticas. “Assim, você protege os olhos de microorganismos e agentes infecciosos”.

As crianças também devem ser incentivadas a utilizar óculos escuros.“Já os pequenos que usam óculos de grau, devem ter também a prescrição de um modelo similar de sol”, destaca a Dra. Renata.

Cuidados com doenças nos olhos

De acordo com a Dra. Renata a conjuntivite ocorre quando há inflamação da conjuntiva. Seus principais sintomas são a coceira, olhos vermelhos, pálpebras inchadas, sensibilidade à luz e lacrimejamento. “A conjuntivite pode ser bacteriana, viral, tóxica (pelo filtro solar e cosmética). Já a fotoceratite acontece quando há ressecamento dos olhos pela exposição ao sol”, destaca a médica.

Para manter-se longe dos grandes vilões da saúde dos olhos, a médica orienta que as pessoas evitem o contato com agentes químicos ou água contaminada, principalmente em piscinas e no mar e a exposição prolongada ao sol. “Pode ocorrer também a proliferação de bactérias no ar”, enfatiza a médica. Porém, com medidas simples pode-se prevenir e manter os olhos em boa saúde.

Para prevenir as doenças, as recomendações são manter as mãos limpas, não coçar os olhos, não compartilhar colírio, toalhas, fronhas ou maquiagem. “Na hora de passar protetor solar, cuidado para não atingir os olhos. Caso isso aconteça, lave bem e observe se a irritação persiste. Procure um oftalmologista se o desconforto não passar”, orienta a oftalmologista.

Já na praia, quando ocorrer contato dos olhos com a areia ou água salgada, deve-se lavar os olhos com água doce, filtrada ou mineral. “O importante é lavar bem os olhos após a entrada no mar ou piscina. E para os usuários de lente de contato utilizar um colírio lubrificante, pois com o sol e a lente, os olhos ressecam mais que o normal”, ressalta a oft
almologista.

Os pequenos merecem cuidados especiais, pois são mais expostos a água do mar e areia, por permanecerem mais tempo nestes ambientes. É necessário que as crianças lavem as mãos após brincar na areia, utilizem óculos de natação na piscina e evitem coçar os olhos com as mãos sujas. Importante, também, evitar que o protetor solar entre em contato com os olhos dos pequenos.
SEGS

.