x

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Teste do olhinho já é obrigatório em todo o DF



Governador Arruda sanciona lei e determina a realização do exame que prevê muitas doenças

Desde o início de agosto é obrigatório a realização do teste do olhinho em recém-nascidos na rede pública de saúde. O governador José Roberto Arruda (DEM), sancionou, no final de julho, a Lei Nº 4.189, derivada do projeto de lei nº 414/2007, do deputado Cristiano Araújo (PTB). A regulamentação da lei deve ser expedida 90 dias a partir da data da publicação no Diário Oficial que aconteceu no dia 1º de agosto. Em vigor a partir de novembro a lei prevê multa por não realização do exame.

Conforme o deputado, o projeto surgiu de conversas com colegas da área de saúde: "Fiquei sabendo da necessidade e importância da realização desse exame. Esse projeto preza pela qualidade de vida de todas as classe sociais, em especial as mais baixas, e ainda não gera custos ao governo". As unidades da rede privada de saúde que realizarem partos também ficam obrigadas a disponibilizar o teste. A reincidência da não aplicação do teste do olhinho pode levar inclusive à interdição das atividades da unidade de saúde e à cassação do alvará de funcionamento.

A exigência para a realização do teste nas maternidades facilitará o diagnóstico de doenças como a retinopatia da prematuridade, principal causa de cegueira infantil. Além disso, será possível diagnosticar também a catarata congênita, o tumor intra-ocular e o glaucoma. De acordo com a oftalmopediatra Virgínia Cury, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), o teste do olhinho é muito simples e feito ainda no berçário. "Para a realização do teste é necessário apenas um oftalmoscópio na mão do pediatra.

O feixe de luz emitido pelo aparelho, quando não há nenhum obstáculo à visão, chega até a retina e ao ser refletido, faz com que o examinador perceba um reflexo vermelho. A ausência do reflexo é sinal de que pode haver alguma alteração congênita e, nesses casos, a criança precisa ser encaminhada ao oftalmologista com urgência", explica a médica.
Thaís Afonso
tafonso@jornaldacomunidade.com.br
Comuniweb

.

Nenhum comentário: