Um ex-agente da polícia que sofria de degeneração macular conseguiu recuperar a visão após uma intervenção cirúrgica pioneira no Reino Unido.
Nigel Cook foi obrigado a desistir da sua profissão na polícia, entregou a carta de condução às autoridades e alterou todas as suas rotinas diárias. A degeneração macular, condição que obscurece a visão central devido a lesões na retina, foi a causa das mudanças na vida deste britânico.
Mas Cook descobriu recentemente forma de contornar as consequências da sua doença oftalmológica, submetendo-se a uma intervenção pioneira no Optegra Eye Hospital, em Guildford, no Reino Unido. Segundo a Sky News, Andrew Luff foi o médico responsável pela aplicação do método no hospital, que consiste em implantar duas minúsculas lentes de plástico em cada um dos olhos; estas actuam como um telescópio e aumentam as imagens captadas pelo olho, permitindo ao paciente usar mais do que a sua visão periférica e aperceber-se de detalhes que antes não eram visíveis.
Os candidatos à operação terão de desembolsar, no entanto, cerca de 6000 libras (quase 7000 euros), uma vez que a intervenção se realiza apenas no privado.
E apesar de Luff garantir que um quarto dos seus pacientes recuperam significativamente a visão e metade sentem melhoras de algum nível, o presidente do Royal College of Ophthalmologists, Winfried Amoaku, exige mais pesquisa para se certificar dos benefícios deste tratamento.
Fonte: Ciência - DN
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário